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Como segmentar o seu público alvo e lucrar mais

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Como segmentar o seu público alvo e lucrar mais

Segmentação de seu público alvo




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Ola personas! Certo, eu sei que é uma introdução meio infeliz… mas, ola! Seja bem vindo(a) a mais um post. Nesse post, eu vou falar sobre um assunto um pouco complicado.

Não existem formulas, já que cada pessoa tem seu nicho. Mas existe, digamos assim, padrões que devem ser seguidos em cada segmento.

Hoje em dia, sabemos que o que mais vem sendo martelado na cabeça das pessoas que pesquisam sobre o assunto, é de que, temos que ter um nicho. As autoridades ou sub autoridades no assunto, garantem, juram de pé junto que o segredo do sucesso é trabalhar com um nicho o mais específico possível.

Eu sinceramente não sei se isso é garantia de sucesso. Os grandes sites de variedades, meio que botam isso por terra. Mas também entendo, que, ou você é autoridade em um assunto ou você tem um site super viral com milhões de visitas. Acho que a ideia disso é a de que, você pode fazer muito sucesso sendo pequeno. Tipo, ter 40 mil acessos mensais, mas o público ser tão qualificado, que isso renderia tanto quanto, um site que tem 400 mil.

E realmente, se você tem 40 mil pessoas que gostam de cachorro acessando seu site, sobre cachorros, vai ser muito mais fácil de vender coleiras, roupas para pets etc.

Entendeu a teoria? É como se o público qualificado, segmentado, valesse muito mais que um público disperso e geralzão.

Mas claro, faz todo sentido do mundo. Por exemplo, você tem camisetas de banda de rocks. E vai até uma festa de rock oferecer elas. Suas chances são grandes de vender. Porém,se você for em uma festa de funk vender camiseta de rock, você vai acabar se lascando.

Enfim, teoria explicada. Agora vamos ao que interessa…

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Como segmentar o seu nicho

Primeiríssima coisa: você sabe qual é o seu nicho? Você tem um nicho específico? Você já tem um perfil de visitante desenhado?Você já sabe para qual persona ou personas você produz conteúdo? Você produz conteúdo para criadores de codorna, homens, com idade entre 25 á 50 anos? Ou para mulheres de 15 á 35 anos, que gostam de maquiagem? Seu site é sobre moda? Roupas? bijuterias? estilo de vida? Se pergunte, se questione…

São as perguntas mais difíceis que tentará responder sobre seu blog. Mas se você decidiu segmentar, então essa é a hora. Decida para quem você escreve. Pegue uma folha de papel, e anote quem são os visitantes do seu site, ou quem você quer que eles sejam. Qual a idade? Qual o interesse? Qual o país? Qual a condição financeira?

Você só vai atrair pessoas da classe média alta, que gostam de cachorros, se você escrever sobre o que elas procuram! Seja elas! Viva elas! Abra o google e pesquise o que essas pessoas estão procurando. Sinta o problema delas. Seja a solução para elas. E escreva, ou grave e produza conteúdo de qualidade e relevância para elas.

Seja uma autoridade para elas. O reconhecimento da sua autoridade no nicho ou assunto, vai demorar pra chegar. Mas quando chegar, vai ser incrível. Ao menos é  o que os casos de sucesso nos mostram.

Como escolher o seu nicho

Essa é uma coisa complicada. Se você notou que você não tem nenhum nicho, de maneira nenhuma, então precisa conseguir um nicho, um estilo ou uma ou algumas personas. PERSONAS nada mais é do que um perfil do visitante do seu site. São as pessoas para as quais você quer escrever. As pessoas para as quais você decidiu dedicar tempo da sua vida servindo conteúdo.

Bem, regra numero um: escreva sobre algo que você consiga escrever. Parece tosco e patético, mas é a realidade. Você precisa escolher um assunto, um tema, um nicho sobre o qual você vai conseguir levantar todos os dias com empolgação para produzir conteúdo pra ele.

E lembre-se, é conteúdo de qualidade. De porcaria a internet ta cheia… produza com qualidade. Pesquise se for preciso, pesquise muito. Você não precisa saber de tudo daquele tema, você pode e deve aprender também. Você não é um professor que já deu tudo que tinha que dar, você é um aluno que sabe um pouco mais do que os outros. Seja humilde. Sempre.

Então, parta do ponto em que você sabe que aquele assunto te encanta de algum modo, e de que você vai poder escrever muito sobre ele.

Caso você, assim como eu, não suporte escrever sobre uma coisa só, então crie personas, crie temas que possam ser abordados toda semana com uma rotina semanal. Mas, parta do pressuposto de que você vai conseguir abordar aquele tema e seus subtemas e suas questões e duvidas, durante muitos anos. Não estou falando que você terá que falar de unhas todo dia. Você também pode falar de cabelo. Apenas saiba criar uma rotina, para que aquele persona sempre volte ao seu site para se abastecer de novos assuntos.

Seja grande no seu ramo, se comportando como se já fosse grande. E não repetindo feito um louco o que os grandes já fazem. Entenda, os grandes postam o que eles querem, porque eles são vitrines. Eles lançam moda. Eles tem uma fidelidade de visitantes enormes. Então qualquer coisa que eles postarem, vai fazer um tipo de sucesso. Mas pessoas que estão começando, não podem se da ao luxo de produzir conteúdo desqualificado, de não ter um objetivo, uma persona, uma pesquisa de quais palavras chaves e quais problemas sobre aquele nicho, mais são buscados no google.

Não se dê ao luxo de postar qualquer coisa. Ao menos, não dedique mais do que 2 ou 3 posts “inúteis” por semana. Mesmo assim, se postar 2 ou 3 posts inúteis por semana, poste ao menos, AO MENOS 5 relevantes e estudados e segmentados para aquelas pessoas as quais você tem interesse que volte sempre no seu site.

Se você decidiu ser uma sombra de um grande site, tentando fazer tudo exatamente como ele faz, infelizmente, vai dar problema em algum momento. Porque pessoas que estão começando, não devem se enganar a esse ponto.

Enfim, é difícil mesmo escolher o nicho, então parta do ponto de que você gosta de falar sobre aquilo. Depois, pesquise se existem muitos anunciantes desse nicho. Porque é inviável, falar sobre algo que não tem anunciantes interessados. Por exemplo, resolveu falar sobre chocolates. Então qual seu objetivo?Atingir pessoas que gostam de chocolate, certo? Existem muitos anunciantes de chocolate?existem muitas marcas? sim? Você gosta de falar sobre chocolates? Você acha que terá muito assunto sobre isso?

Se for sim pra tudo, muito provavelmente, você só vai precisar produzir conteúdo e esperar ate que seu site seja reconhecido como autoridade no assunto. Fidelize um público, e pronto!

Concluindo, segmentar um público alvo, é criar conteúdo de qualidade para um público específico. Como dei no exemplo, chocolates. Você quer pessoas que gostem de chocolate no seu site. Então vai ter que produzir conteúdo pra eles! Eles vão querer saber de preços, novas marcas, chocolates importados, chocolates que são muito gostosos e baratos, etc,etc.

Então, estabeleça seu nicho, ou as personas e crie conteúdo. Muito conteúdo. E boa sorte!!!

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